Gilberto Carvalho, o olheiro de Lula no gabinete ao lado da Presidência da República, falando ontem num evento desses sem razão nenhuma de ser, promovido pela Secretaria Geral do Governo: "Dilma luta contra a corrupção noite e dia". Ó, coitada, deve ser uma luta mesmo, ter que evitar todo santo dia a barra de cair em tentação. Pobre senhora, há impulsos nessa vida que a gente não consegue conter de maneira nenhuma. Nem Freud explica. E ainda que mal pergunte: o que é mesmo que esse Gilberto Carvalho ainda está fazendo lá pelo Palácio? Ninguém liga a rádio dele, pô.
ENQUETE
Pergunta cretina: O que deveria ser prioridade numa reforma política?
Resposta na tampa: Colocar todos os políticos num reformatório.
Jornal O TEMPO
Belo Horizonte
MENSALÃO
Dirceu retorna a Brasília após STF suspender viagem
Condenado queria passar três semanas em São Paulo
![FOTO: DIDA SAMPAIO MENSALÃO/JOSÉ DIRCEU/REGIME ABERTO](http://www.otempo.com.br/polopoly_fs/1.952001.1416874030!image/image.jpg_gen/derivatives/main-single-horizontal-img-article-fit_620/image.jpg)
PUBLICADO EM 24/11/14 - 22h00
SÃO PAULO e BRASÍLIA. Condenado à prisão domiciliar por causa do mensalão, o ex-ministro José Dirceu retornou nesta segunda a Brasília, depois de passar alguns dias em sua casa em Vinhedo, a 80 quilômetros de São Paulo. A defesa de Dirceu enviou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda informando do retorno.
Dirceu viajou para Vinhedo, no interior de São Paulo, na última quarta-feira, depois de ter obtido uma autorização da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Distrito Federal. Agora, terá de voltar, porque o relator do mensalão no STF, ministro Luís Roberto Barroso, cassou a autorização no sábado.
O petista havia obtido autorização para deixar seu domicílio em Brasília e viajar de 18 de novembro a 12 de dezembro para São Paulo por motivos profissionais. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, no entanto, suspendeu o benefício no fim de semana, ordenando que Dirceu retornasse imediatamente. Barroso reclamou que a viagem não foi formalmente comunicada ao STF, que cuida da execução penal do condenado.
No fim de semana, o ex-ministro ficou em sua casa em um condomínio de alto padrão em Vinhedo aguardando a notificação judicial da decisão. Nesta segunda, orientado pelo advogado José Luís de Oliveira Lima, Dirceu decidiu cumprir a decisão mesmo sem ter sido oficialmente notificado pelo STF.
Condenado por corrupção ativa no caso do mensalão, Dirceu cumpre pena de sete anos e 11 meses em prisão domiciliar. O ex-ministro evitou encontrar-se com o público nos aeroportos e decidiu viajar de Brasília a São Paulo de carro. O retorno também foi feito de carro. Ele passou o fim de semana com a namorada e a filha caçula, de 4 anos.
Dirceu trocou o regime semiaberto pelo domiciliar no início de novembro. Antes, ele trabalhava no escritório do advogado criminalista José Gerardo Grossi, em Brasília. À noite, voltava para a prisão. No regime domiciliar, o preso fica em casa das 21h às 5h. Nos domingos e feriados, fica em casa em período integral.
Réveillon
Pedido. Dirceu também havia pedido para ir a Passa Quatro, em Minas, no período de 21 de dezembro a 4 de janeiro, para passar o Natal e Ano Novo com a mãe e irmãos. Esse pedido ainda não foi analisado.
Juiz autoriza viagem e ida à missa
Brasília. Antes mesmo de José Dirceu e Delúbio Soares, o primeiro condenado do mensalão cumprindo pena em regime aberto a ter autorização para viajar foi o ex-deputado Bispo Rodrigues, do PL (atual PR) do Rio de Janeiro.
Brasília. Antes mesmo de José Dirceu e Delúbio Soares, o primeiro condenado do mensalão cumprindo pena em regime aberto a ter autorização para viajar foi o ex-deputado Bispo Rodrigues, do PL (atual PR) do Rio de Janeiro.
A decisão, do juiz Nelson Ferreira Junior, da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema) do Distrito Federal, é do dia 5 de novembro. Em outra decisão, o juiz permitiu que outro condenado, o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas, saísse de casa aos domingos para ir à missa.
IMPRENSA NUA & CRUA
Foi e veio como o maior turista eventual. Como faz bem a alguém que está acima do bem e do mal; da lei e da ordem.
Já, aquela torcedora gremista que misturou as ideias e chamou Aranha de macaco, conseguiu um acordo a pau e corda para não pegar cadeia grossa.
Todo dia de futebol na cidade me que ela estiver, a garota vai ter que se apresentar na Delegacia de Polícia.
Só vai ver o sol da liberdade, quando o juiz apitar fim de jogo.
Bobinha, ao invés de ficar gritando que nem uma fanática tresloucada, melhor seria que fosse mensaleira. Deveria trocar já, já a carteirinha do time gaúcho pela carteirinha do PT.